quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Portugueses que se destacaram em 2011

Pois bem, já estamos num novo ano mas deixo-vos aqui uma lista de portugueses que se destacaram no ano que à pouco terminou...


Rui Reis, investigador da Universidade do Minho recebeu um dos mais prestigiados prémios científicos atribuídos pela 'European Society for Biomaterials' que se destina a reconhecer, encorajar e estimular trabalhos na área dos biomateriais. 
Mourinho foi eleito em Janeiro como o melhor treinador do mundo!
A actriz Sofia Escobar foi protagonista em Londres do músical "O fantásma da ópera" de Andrew Lloyd  Webber.
Miguel Gonçalves Mendes, realizador do filme 'José e Pilar' foi pré-nomeado para os óscares.
A portuguesa Ana Dulce Félix foi eleita a atleta europeia do mês de Novembro, uma distinção da EAA que premeia o seu excelente quarto lugar na Maratona de Nova Iorque.
João Mendanha Dias, professor no Instituto Superior Técnico, foi o número dois da equipa que produziu um raio gama capaz de atravessar 1,5 metros de betão.
Filomena Silva, Susana Ferreira, João Queiroz, da Universidade da Beira Interior descobrem capacidade bactericida de óleo de coentros.
Investigador português ganha prémio carreira nos EUA. José Carlos Príncipe, pioneiro em neuroengenharia computacional, é o primeiro português a conquistar o IEE Neural Network Pioneer Award.
Presidente do FC Porto, Pinto da Costa, foi distinguido com o prémio carreira nos Globe Soccer Awards, no Dubai.
Cristiano Ronaldo - Globe Soccer Awards
O desenvolvimento de uma proteína com potencial para combater a SIDA valeu ao português Bruno Correia e à sua equipa a publicação de um artigo na conceituada revista "Science".

O fado foi declarado pela UNESCO Património Imaterial da Humanidade.
A selecção portuguesa garantiu o apuramento para o Euro 2012.
O concerto dos Buraka Som Sistema no Rock in Rio, no Rio de Janeiro, foi considerado um dos melhores pelos críticos do jornal brasileiro 'O Globo'.
A acrtiz Daniela Ruah participou num filme realizado por George Lucas, o drama "Red Tails".
Filipe Oliveira Batista apresentou a sua primeira colecção para  a Lacoste.
Margarida Machado, investigadora  da Universidade do Minho foi distinguida nos EUA com o prémio de melhor artigo científico. O tema é a reacção das cartilagens a esforços e cargas dinâmicas.
André Villas-Boas transferiu-se para o Chelsea e tornou-se no treinador mais caro de sempre (15milhões de euros)
Miguel Martins dos Santos, de 16 anos, foi o primeiro português a conseguir a medalha de ouro nas Olimpíadas da Matemática.
Dois romances do escritor Valter Hugo Mãe entraram para a lista dos melhores livros do ano pelo jornal brasileiro "O Globo", depois de o português ter emocionado a plateia na Feira Literária de Paraty.
Ciclista Rui Costa vence etapa no Tour de France.
Investigadores do IPO/Porto descobriram uma nova mutação no gene que causa o cancro colo rectal hereditário sem polipose. Resultados do estudo foram publicados na revista científica norte-americana "Genetics in Medicine"
Arquitecto Eduardo Souto Moura foi distinguido com o Pritzker, o maior prémio da arquitectura e considerado por muitos o Nobel da área.
FC Porto venceu a Liga Europa numa final disputada conta SC Braga, a primeira entre duas equipas portuguesas.
Fado de Camané pré-nomeado para um óscar . "Já não estar" integra o documentário "José & Pilar".
Francis Obikwelu sagrou-se campeão da Europa de pista coberta nos 60 metros, em Paris.


0 comentários:

Enviar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More