sábado, 12 de novembro de 2011

Rui Guimarães é caso de sucesso nos Emirados



Treinador português de futsal lidera a liga profissional com três vitórias em três jogos. Na quinta-feira vai defender a liderança no campeonato e a invencibilidade na competição.
É mais um caso de sucesso de um desportista português no estrangeiro. Chama-se Rui Guimarães, é treinador de futsal na Primeira Liga dos Emirados Árabes Unidos, no Al Hamryia, um dos mais conceituados clubes locais e esta quinta-feira joga a manutenção do primeiro lugar na liga. O início de campeonato da equipa treinada por Rui Guimarães tem sido auspicioso, com três vitórias em três jogos. Na próxima jornada, o Al Hamryia vai defender a liderança no campeonato e a invencibilidade na competição. Mesmo assim, Rui Guimarães tem deparado com uma dificuldade inultrapassável na preparação deste jogo.
«Não treinamos há uma semana e só vamos fazê-lo amanhã, véspera do encontro. Isso deve-se à comemoração de uma festa religiosa local, o EID Mubarak, que impede os jogadores de treinar. Ou seja, não é apenas a competição que pára, os treinos também estão suspensos. Por isso, não faço ideia em que condições é que os meus jogadores vão chegar amanhã, para fazer o treino antes do jogo. Uma coisa tenho a certeza, vai ser duro manter esta sequência de vitórias, porque vamos defrontar uma excelente equipa, o GDR FA. Mas, claro, não quero outra coisa senão ganhar e manter a equipa no topo da tabela», disse Rui Guimarães à sua assessoria de comunicação e imagem.
Há poucos meses nos Emirados Árabes Unidos, o treinador português tem tido um arranque notável no campeonato local. Uma competição que começa a ter um nível apreciável, já que os clubes têm dinheiro para investir em bons jogadores e treinadores. «O futsal está a desenvolver-se muito por estas paragens e, no futuro, teremos cada vez mais jogadores europeus e treinadores também. Temos vários casos de treinadores portugueses de sucesso no mundo árabe. São é pouco divulgados, mas os resultados demonstram-no. Há uma procura cada vez maior de treinadores portugueses em todo o Mundo. Eu sou a prova disso, porque já treinei em vários países, sempre com sucesso», assinalou o treinador do Al Hamryia.
De facto, o percurso de Rui Guimarães como treinador é surpreendente. Foi vice-campeão na Suiça, vencedor da Taça da Roménia, enquanto na República Checa foi vice-campeão e finalista vencido da Taça. Um exemplo de que vale a pena apostar na formação no futsal português. «Acredito que a futura direcção da Federação Portuguesa de Futebol se interesse ainda mais por este fenómeno de crescimento em todo o Mundo. O futsal português pode vir a ser como o futebol, um exportador de treinadores e de jogadores, sobretudo para os mercados emergentes do futsal mundial, como o mundo árabe, a Rússia ou a China. É aí que estão os grandes investimentos e onde a modalidade está a crescer imenso», declarou, por fim, Rui Guimarães.

0 comentários:

Enviar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More